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sexta-feira, 20 de agosto de 2010

A TECNOLOGIA A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO

TEXTO 01
Síntese e comentário

Nesta aula, nos foi proposto que, apartir da leitura de um texto , construíssemos um painel que serviria de base para um pequeno debate. Tal texto tratava da relação entre as novas tecnologias e a educação.

Os impactos sociais das tecnologias de informação e comunicação estão levando a sociedade à grandes transformações, onde serão cada vez mais valorizados o conhecimento, a compreensão e a aprendizagem. Pensando nisso, nosso grupo usou como foco para o trabalho proposto, o Ensino a Distância (doravante EAD).

Após a confecção do painel, fizemos uma breve explanação sobre as vantagens dessa modalidade de ensino que, para nós, constitui-se em uma verdadeira democratização do conhecimento. Logo após ocorreu um acalorado debate acerca deste tema. Percebemos neste debate que há ainda, uma grande falta de informação sobre o que é, e como funciona o EAD. É evidente que em muitos casos a educação está sendo tratada como mera mercadoria, porém, não se pode generalizar, pois existem instituições sérias, que realmente preocupam-se com a qualidade do ensino ofertado. Não é verdade que um profissional formado pela modalidade EAD é menos qualificado do que outro formado pela modalidade presencial e, como disse um colega durante o debate “o mercado é quem vai decidir qual o melhor profissional”.

Observando alguns comentários sobre o EAD, percebemos que muitos colegas não sabem que:

- O EAD implica, sobretudo, aprendizagem por parte do aluno, é dele a responsabilidade de dirigir seus conhecimentos de maneira pró-ativa em busca de uma boa formação.

- No EAD são criadas condições para que o aluno perceba que com materiais adequados e boas orientações pode e deve construir a própria aprendizagem de maneira autônoma;

- No EAD o professor não é a única fonte de conhecimento, assim como também não o é, no ensino presencial (enganam-se os quem pensam o contrário). Sua função é de facilitador do processo de aprendizagem. Ao professor cabe o esclarecimento de dúvidas, a identificação de dificuldades, a sugestão de atividades e a supervisão do processo de aprendizagem.

No EAD o foco está no aluno, já no ensino presencial, ele está no professor. Esta é a diferença básica  que muitos não conseguem entender, chegando a fazer comparações absurdas (como algumas que ouvimos durante os debates) entre essas duas modalidades de ensino.

Esperamos que estas palavras não sejam tomadas como um manifesto em prol do EAD, e sim, como uma tomada de posição contra aqueles que se propõe a fazer “afirmações” sobre temas que não dominam. Ficou claro no debate que o EAD é visto como um retrocesso e não como um avanço (o que era esperado) no processo de democratização do ensino.

REF
KENSKI, Vani M. Tecnologias e Ensino Presencial e A Distância. Campinas, SP: Papirus, 2003

Um comentário:

  1. É importante salientar que na EAD o professor tem a função de planejar o processo de ensino-aprendizagem e definir as estratégias pedagógicas para trabalhar os conteúdos, prevendo o uso dos diferentes recursos tecnológicos.
    O professor é figura essencial em todo processo e trabalha em conjunto com outros profissionais, como designer instrucionais e tutores.
    []'s
    Daniela

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