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terça-feira, 16 de novembro de 2010

REPENSANDO A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Sintese
A avaliação faz parte da vida do ser humano, uma vez que procuramos maneiras de comparar/valorar as coisas que nos rodeiam para nossa formação. As pessoas em geral têm gostos particulares – gostar ou não de determinadas comidas, esportes, etc – e isso é um tipo de avaliação. As escolhas fazem parte do crescimento das pessoas e erros e acertos são comuns, diria até, importantes no desenvolvimento pessoal.
Porém, ao pensarmos na avaliação na escola, percebemos que é um caminho mais complexo e delicado a ser percorrido no processo ensino-aprendizagem. As escolhas nem sempre são “palpáveis” e precisamos sempre ter em mente a questão da subjetividade, que pode ter uma grande influência no decorrer desse processo, tanto para o professor quanto para o aluno.
É muito importante ter em mente o que realmente queremos avaliar para depois planejarmos os procedimentos da avaliação. É fundamental também, para o professor, ter em mente que ele não está apenas avaliando o aluno, ou um grupo, mas também a sua competência enquanto mediador do conhecimento.
Quanto às formas de avaliação, a escola tradicional tem usado o método somativo para verificar um resultado final do desempenho do aluno. Um método bastante ultrapassado e ineficiente, pois acaba estimulando a “decoreba” para alcançar notas. Mas existem também o método diagnóstico, que procura verificar o conhecimento prévio sobre determinados e assuntos, e a avaliação formativa, que é um processo contínuo durante toda a etapa de construção de conhecimento. Essa última parece ser a que traz resultados mais efetivos.
Por isso, é muito producente para o professor fazer uso de diferente formas de avaliação, mas sempre tendo em mente que ele também está sendo avaliado no desempenho do seu trabalho, para que ele possa sempre repensar e investir nas melhores formas ajudar seus alunos a construir conhecimento.


Comentário

Todo profissional encontra desafios no exercício da sua profissão. Acreditamos que para o professor o maior de todos seja a questão da avaliação! Esse é um momento muito difícil, uma vez que temos que levar em conta uma série de fatores implícitos que o aluno carrega consigo. Também é fundamental para o professor estar sempre se questionando: Qual o melhor método apara avaliar? O que estou realmente avaliando? Quem é o meu aluno? Quais os meus objetivos, e se/como consegui passá-los aos meus alunos? Essas e várias outras questões devem passar pela cabeça do professor o tempo todo. Principalmente porque ele deve ter consciência de que ele precisa também se autoavaliar constantemente. 

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