Powered By Blogger

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Novas tecnologias: A inclusão do surdo



A comunidade de pessoas surdas encontra dificuldades no que diz respeito à inclusão social.  Neste contexto, o desenvolvimento de novas tecnologias serviria para amenizar os problemas encontrados pelos surdos em sua vida cotidiana.
            As pessoas surdas nem sempre foram atendidas em todas as suas necessidades pela sociedade. No passado, elas eram vistas como casos de “anormalidade”, o que de certa forma, justificaria a falta de compromissos, especialmente educacionais, para com esses indivíduos. Hoje, percebe-se um movimento da sociedade no sentido de proporcionar aos surdos uma vida sem tantos percalços, através do acesso a diversas facilidades, como os telefones especialmente adaptados, os aparelhos de fax e os celulares, com dispositivo de mensagem de texto etc.
            A possibilidade do surdo se expressar em língua de sinais na forma escrita já é realidade e tem possibilitado novos rumos à educação e a sua própria inclusão na sociedade. Com a evolução das técnicas e tecnologias de informatização os avanços obtidos têm sido notáveis. Uma questão que trata da inclusão dos surdos e que tem sido fortemente discutida é a relação entre homem e tecnologia, diz respeito ao desenvolvimento de ferramentas que melhorem a interação do surdo com o computador (facilitando assim seu processo de integração). Outro fator de grande importância (senão o maior), como já mencionado, é a língua brasileira de sinais que hoje esta bastante popularizada, ganhando espaço em anúncios e propagandas políticas. Graças a isso, a integração dos surdos está ocorrendo com maior naturalidade.
Embora tanto esforço esteja sendo empreendido, não são todos os portadores de surdez que conseguem usufruir das novas tecnologias oferecidas. Atualmente, as tecnologias tais como TDD (telefone para surdos), sinalizadores de campainha, telefone, bebê choro, relógio despertador vibratório, entre outras, ainda não chegaram a se popularizar, principalmente em, cidades do interior .
 Não podemos dizer que a atual situação social dos surdos é das melhores, porém, em comparação com épocas anteriores percebemos um grande avanço, e ao que tudo indica, e se continuarem os estudos para o desenvolvimento de ferramentas que possibilitem ao surdo uma melhor integração social, em alguns anos atingiremos a excelência nos “serviços” prestados aos surdos e pelos surdos.
ADILSON PIRES

Nenhum comentário:

Postar um comentário