Powered By Blogger

sábado, 4 de dezembro de 2010

A sociedade e a Informática




Com a evolução social, os atos de registrar e manipular dados e processos em grandes quantidades com precisão e rapidez tornaram-se imprescindível e isto fez surgir a Informática que, desde muito tempo, desempenha um papel fundamental na vida cotidiana das sociedades.  À medida que evoluíam as relações de produção, urgia também uma demanda na evolução dos equipamentos utilizados. Com o passar dos anos a informática foi sendo aperfeiçoada.  No final da segunda metade do séc. XX ocorreu uma verdadeira revolução nesse setor, pois, surgiu o PC (Personal Computer), a grande vedete da informática e junto com ele a World Wide Web (rede mundial de computadores) que encurtou distâncias e se tornou o maior banco de dados do mundo.
Cabe salientar que a informática não está relacionada apenas ao PC, ela também está; no rádio, na televisão, nos telefones, nas calculadoras, nos semáforos, nos elevadores, enfim, está em toda a parte. Diante deste cenário em que cada vez mais, a informática está inserida em nosso cotidiano, a adaptação das pessoas ao uso dessas novas tecnologias tornou-se uma necessidade (quase uma obrigação), para que consigam desfrutar de alguns benefícios que são decorrentes do bom uso de tais tecnologias.
Estamos vivendo em um período em que o uso da informática está revolucionando valores, aprendizagens e costumes. Os cidadãos do futuro irão enfrentar (assim como já estamos enfrentando) um mundo com rápidas mudanças numa sociedade cada vez mais globalizada.
As novas relações sociais decorrentes desse avanço tecnológico estão exigindo que as pessoas apresentem um novo perfil, isto é, múltiplos conhecimentos, habilidades no trabalho coletivo (que outrora não eram relevantes), capacidade e interesse em aprender sempre e facilidade de adaptação a diferentes situações e ambientes. Assim, todos independente de classe social, devem estar preparados para a operacionalização com as máquinas e para usufrui ao máximo os benefícios da informática. Sem dúvida, esta tecnologia que tem nos acompanhado e continuará cada vez mais nos próximos anos, permitirá que novos progressos venham a ser conquistados, em prazos cada vez mais curtos, alterando ainda mais nossos hábitos e organização social.

ADILSON PIRES

Nenhum comentário:

Postar um comentário